segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vídeos Ultilizados No Seminário.

Estes são os vídeos sobre liderança e trabalho em equipe ultilizados no seminários.

http://www.youtube.com/watch?v=oYmWPucPRTQ

http://www.youtube.com/watch?v=5k9OUrQSe2Y&NR=1

Dinâmicas Ultilizadas Pelo Grupo.

Nesse post faremos uma decrição das dinâmicas de liderança ultilizadas pelo grupo no seminário.


Dinâmica do Cego.

7 à 10 participantes.
Material:
Uma Sala Bagunçada.
Intruções:
Ultilize uma sala vazia toda bagunçada para essa dinâmica, você deve colocar uma pessoa fingindo ser cega, pedindo ajuda para arrumar esta sala. Coloque os participantes na sala e deixe que eles hajam arrumem a sala da forma que acharem correta, por dois minutos.
Objetivo:
Localizar instinto de liderança e iniciativa no trabalho em equipe, identificar o participante que apresenta maior iniciativa e instinto de liderança análisando o decorrer da dinâmica.


Dinâmica da Mesa do Líder.

4 participantes.
Material:
Uma mesa com 4 cadeiras.
Intruções:
Disponha essas cadeiras em torno da mesa em forma de cruz, escolha um líder dentre os 4 participantes e dâ as seguintes intruções ao grupo:
A pessoa que estiver a frente do líder deve imitá-lo em todas as suas ações;
A pessoa a direita do líder deve chamar a sua atenção, conversando com o mesmo;
A pessoas a esquerda do líder deve levantar da mesa se achar que o líder não está lhe dando atenção;
O líder deve manter a atenção da pessoa da esquerda se não perde o jogo.
Objetivo:
O Objetivo dessa dinâmica é mostrar como o trabalho do líder é árduo, como ele é atarefado, e como a comunicação é importante no trabalho em equipe.


Dinâmica da Ponte.

7 à 10 participantes.
Material:
10 folhas de sulfite.
10 palitos de churraso.
10 pedaços de barbante.
Intruções:
Você deve entregar o material aos participantes da dinâmica, e dizer aos mesmos que eles tem 5 minutos para contruir uma ponte. O grupo não necessáriamente deve contruir a ponte, pois o objetivo da dinâmica não é esse.
Objetivo:
É avaliar a cooperação e como os participantes trabalham em equipe, além de avaliar também quem irá tomar iniciativa de liderar a construção da ponte.


Dinâmica das Bexigas.

7 à 10 participantes.
Material:
Um saco de bexigas.
Intruções:
Distribua uma bexiga para cada um dos participantes. Eles devem começar a brincar com as mesmas depois de cheias. O objetivo do grupo é não deixar nenhuma bexiga cair no chão, e cada pessoa que deixar a mesma cair dve sair do jogo. Cada vez mais sobrarão mais bexigas e diminuirá o número de participantes que devem manter as bolas no ar.
Objetivo:
Fazer o grupo trabalhar com cooperação e em equipe.

Conceito de Liderança.

Ao longo do tempo verificou-se que empregado, quando tem confiança e é comprometido com a empresa, obtém mais e melhores resultados, do que o empregado vigiado e mandado. A liderança, dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um simples fato: o controle de empregados custa caro, e não obtém a maior produtividade de cada empregado. Ou seja, é
duplamente ineficaz: custa mais e não obtém o melhor.
Não fosse isso, não se justificaria um Hospital Sara Kubitschek, que possui um corpo técnico de excelente nível e paga salários menores do que esses profissionais poderiam estar ganhando no mercado. Ou ainda, o McDonalds, que atendem em 119 países, têm mais de 30.000 restaurantes de lanches rápidos, e servem mais de 47.000.000 de sanduíches por dia, com pessoal atendendo a todos com um sorriso nos lábios.O que faz com que todas estas pessoas trabalhem assim?O que esse pessoal faz que os outros não possam fazer?

Cabe discutir o que é liderança.

Abaixo estão alguns conceitos de liderança.LIDERAR é conectar os seus empregados ao seu negócio. LIDERAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários. LIDERANÇA é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito. LIDERANÇA é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas. LIDERANÇA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados.

O conceito mais correto, e ultilizado pelo grupo para o seminário é esse:

LIDERANÇA é a influência que uma pessoa exerce sobre outra ou sobre um grupo de colaboradores pra que juntos cumpram um objetivo em comum.

Liderança Como Processo Social.

A Liderança é tida por alguns teóricos como um processo social, uma relação entre seres humanos que é constítuida e influenciada por 4 fatores.


1. - Missão.
Missão é o objetivo ou tarefa que o líder e o liderado devem cumprir, é o objetivo da equipe de trabalho. A missão pode ser classificada de duas formas.
1.1 - Missão Moral.
A Missão Moral é aquela em que o líder estabelece um missão pra seus liderados, mas não estabelece uma recompensa material, a recompensa para o cumprimento da tarefa seria a própria meta alcançada. O líder que consegue estabelecer uma missão moral para com seus liderados é chamado de líde carismático.
1.2 - Missão Cauculista.
É o tipo de missão em que o líder estabelece uma meta e uma recompensa material. O líder desssse tipo de missão é chamado de líder transacional.


2- Líder.
É a pessoa que deve exercer uma influência sobre os colaboradores para que os mesmos alcancem uma meta, que deve dar motivação e inspiração para seus liderados.
Os teóricos costumam dizer que uma pessoa pode se tornar líder por 3 fatores.
2.1 - Traços de Personalidade.
É o líder que nasce com alguns traços que se transformam em uma tendencia para liderar, entre eles, determinação e autoconfiança.
2.2 - Necessidade de Poder.
É o líder que tem necessidade de estar no comando. Pode ser por satisfação pessoal, de liderar os seus colaboradores, ou por satisfação coletiva, de alcançar um meta que promova a todos, líder e liderados.
2.3 - Complexo de Habilidades.
Trata a liderança como um complexo de habilidades a ser desenvolvidas por alguém que deseja ser líder, como por exemplo, a comunicação.

3- Liderado.
O líderado é quem vai colaborar com o líder para que o líder alcance o objetivo desejado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o liderado também exerce influência sobre o líder, na forma de legitimação da sua liderança. Um líder nunca é um bom líder sem a aprovação dos liderados.
Os liderados podem ser classificados de duas formas, segunda suas motivações:
3.1 - Liderados Fiéis.
São aqueles que se deixar ser comandados por um líder por possuírem a mesma ideologia ou opinião. Em troca eles exigem obrigações do líder, como por exemplo, que o líder mantenha a mesma ideologia sempre.
3.2 - Liderados Mercenários.
São aqueles que se deixam ser comandados por interesses materiais. Exigem em troca da sua colaboração no trabalho em equipe recompensas físicas.

4 - Conjuntura.
É o ambiente em que esse processo de liderança ocorre. A Conjuntura sofre influência temporais, geográficas, culturais, e assim influência o processo social da liderança.

Estilos de Liderança.

Estilos de Liderança.

Nas empresas podemos observar tipos diferentes de liderança e que podem ser classificados em duas partes: o líder autocrático, ou seja, o real; e o líder democrático, o ideal.
Temos de um lado, líder autocrático "chefe" que define as metas e como cumpri-las. Geralmente acredita estar sempre certo e transmite pouca confiança a seus subordinados. Ele se baseia no poder do cargo que ocupa e sua atenção esta direcionada às tarefas e não às relações humanas de sua equipa.
Por outro lado, temos o líder autocrático que busca compartilhar as decisões e as atividades com a equipe. Podemos dizer que sua visão do ser humano e de si é outra. Ele acredita que a equipe toda deve participar do planejamento e execução da tarefa; portanto, não se julga o dono da verdade. Acredita na autonomia e responsabilidade de seu grupo. E vê que seu poder é atribuído pela credibilidade que a equipe lhe dá; está voltado para as relações interpessoais e não para si mesmo.
Porém, é observável em alguns casos que o líder nem sempre é só autocrático ou só democrático, pois um líder democrático também pode voltar sua atenção às tarefas.
Não é adequado dizer que apenas um estilo é correto, pois há inúmeras situações pelas quais a equipe passa e que exigem tipos diferentes de liderança. Fatores como o comportamento do grupo, relacionamentos, crenças, entre outros, devem influenciar no comportamento do líder.
Segundo Outhwaite e Bottomore (1996, p. 426) liderança é "a qualidade que permite a uma pessoa comandar outras", sendo traduzida como uma relação mútua entre líder e liderados, entre o indivíduo e o grupo, pautada na aquiescência e não em coerção. Do ato de emitir uma ordem e esperar que ela seja cumprida, há um tortuoso caminho para se entender como a liderança legitima-se e quanto exercício de poder ela exige.
Gibb (apud OUTHWAITE e BOTTOMORE, 1996), por sua vez, entende que a liderança é resultante de uma interação entre a personalidade e a situação social, uma vez que, são diversos os fatores que influenciam o processo de liderança, não somente líder e liderados, mas também as forças contidas no ambiente, na situação.
Segundo resenha de alguns autores, efetuada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, (1969) " liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação".

Confiança: A Principal Característica De Um Líder.

A Principal Característica De Um Líder.

A confiança é a principal característica que dá suporte à liderança. Alguns denominam esta característica principal de credibilidade. Não muda muito, só o nome.
A confiança representa uma condição, sem a qual, não floresce a liderança. Ou seja, só é líder quem inspira confiança. Esta condição não garante a assunção da liderança, mas garante a base onde ela pode ser construída.
Portanto, qualquer que seja a posição de um líder, em qualquer empresa ou situação, a principal característica desse líder - e de quaisquer outros líderes - é a confiança. Para haver um líder, esse líder tem que inspirar confiança em quem o segue.
A confiança, então tão buscada e desejada, apresenta algumas peculiaridades interessantes, que ajudam na sua formação, apresentadas abaixo:
1. A confiança requer tempo para ser construída.
Não há confiança à primeira vista, o tempo é o adubo que permite crescer a relação de confiança.
2. A confiança é construída um a um.
A confiança se constrói em relações entre duas pessoas. Faça visitas garantindo isonomia de tratamento e construa a confiança.
3. A confiança é uma avenida de duas mãos.
A confiança precisa de duas pessoas e, necessariamente, ser recíproca. Se não há reciprocidade, há problemas de balanceamento no relacionamento.
4. A confiança implica em apreender e aprender com o outro.
Neste mundo de rápidas mudanças as pessoas estão aprendendo, mais e mais rápido, e a relação de confiança necessita constante troca de informações, tanto para equiparar os dois lados da relação de confiança, como para apreender as mudanças que ocorrem com cada um dos lados dessa relação.
5. A confiança tem limites.
A confiança é conquistada etapa a etapa. A cada etapa há o controle para verificar se a confiança depositada teve a realização comprometida do outro lado. Umas regras ótimas são:
Confie em Deus, e feche aporta com cadeado.
Tenha sempre confiança, mas faça contratos por escrito.
6. A confiança exige firmeza.
Tornar claro e checar o entendimento do que se espera é básico. Uma vez depositada a confiança, ela tem que ser correspondida. Confiança não correspondida significa abandono da relação. Porto final.
7. A confiança requer líderes.
Para se adquirir confiança é necessário que a outra parte diga algo como:
- Deixa comigo!
Isto, acima de tudo, quer dizer que a pessoa informa que tem condições de levar a bom termo a situação. No mínimo, esta pessoa lidera a si própria, ela se compromete com resultados.
8. Confiança significa lisura de procedimentos.
O melhor truque para ser um líder é não utilizar truque nenhum.
9. A confiança requer caráter e persistência.
A relação de confiança requer que cada lado só prometa aquilo que pode cumprir, portanto, se você prometeu, vá até as últimas conseqüências para garantir o prometido.
Ou de outra forma: só prometa aquilo que você pode cumprir, com folga.
Ou ainda mais: mesmo que o outro lado insista, jamais seja desonesto.
Você leva muito tempo para ganhar confiança e somente um segundo para perdê-la.
10. A confiança e o ser humano.
O ser humano é interessante: julga os outros pelos seus comportamentos, mas, a si próprio, pelas suas atitudes.
Aos próprios olhos nunca ninguém falha, há sempre uma explicação plausível, mas as razões pelas quais você deixou alguém a ver navios, são exclusivamente suas. Não importa se você é incompetente, se você tem falta de sorte, ou mesmo se você é mentiroso.
Assuma o erro, peça desculpas e, se aceita a desculpa, comece de novo a construir a confiança. Em casa, com a família, ou no trabalho.

Liderança, Equipe e Comunicação.

Nesse post apresentaremos um texto sobre a interação entre léder e equipe à partir da comunicação.

Liderança, equipe e comunicação fazem a diferença.

Por Gustavo G. Boog.

Andando por este Brasil afora em tantas e diferentes empresas, encontro um denominador comum: um enorme potencial de melhoras no tripé liderança, equipe e comunicações. E quando há carências numa das "pernas" do tripé, usualmente as outras dimensões também se apresentam como área de dificuldade, comprometendo o processo de gerenciamento de pessoas.
A chave do sucesso e competência das empresas, hoje mais do que nunca, está nesta nova fronteira, que é o comportamento humano. Tecnologia, patrimônio, informações, tudo isto pode ser adquirido; mas uma equipe competente, alinhada e motivada leva seu tempo para ser formada. As empresas que sabem lidar bem com pessoas e equipes, que resgatam esta dimensão de "pessoalidade" nas suas relações conseguem atingir excelentes resultados de negócio, integrados com um clima interno onde as pessoas curtem trabalhar, onde a motivação, o trabalho em equipe, a flexibilidade, a inovação, o "ousar" estão presentes em alto grau. A Revista Exame, agora com a relação das 100 melhores empresas para se trabalhar, demonstra que tratar bem as pessoas é um inteligente negócio. Basta folhear a revista para se perceber que são empresas bem sucedidas, e não apenas gigantes multinacionais. Isto quer dizer que um clima saudável pode e deve ser buscado em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atividades.
E aí é que o tripé liderança, equipe e comunicações se manifesta com toda a força! É aí que as empresas devem focar a sua atenção.
O que encontro em muitas empresas são pessoas que exercem sua liderança mais como chefes que como líderes. No seu histórico de carreira, são excelentes técnicos, que sabem resolver bem questões técnicas, que foram conduzidos a papéis de chefia, ocupando "caixinhas" nos organogramas e progredindo em suas trajetórias profissionais sem buscarem um embasamento para lidar com pessoas e com equipes. Nem sempre o bom técnico é um bom líder. Aí usualmente vem as conseqüências de autoritarismo ou de omissão. É o chefe que é "linha dura" em excesso e que com isto massacra seu pessoal, ou o chefe que "deixa rolar solto", não tendo uma contribuição efetiva a fazer pelo seu grupo.
Quando falta uma visão mais convergente nas diversas áreas da empresa, quando falta a conexão da minha identidade com a identidade coletiva da empresa, ocorrem as dificuldades de trabalhar em equipe. O que prevalece é o "cada macaco em seu galho", o "não é de meu departamento" e os feudos acabam prevalecendo na organização. O primeiro a se prejudicar com a falta de visão de equipe é o cliente, que fica invariavelmente mal atendido (e não retorna mais). Como próximo (e imediato) passo, isto se reverte contra a empresa, que rapidamente perde seu lugar no mercado.
A carência nas comunicações é quase endêmica nas empresas. O medo de falar em público (mesmo que seja apenas meu pequeno grupo de subordinados), o temor de represálias se "eu falar a verdade", as dificuldades nas relações entre áreas ou ainda as reuniões improdutivas onde nada se decide são apenas alguns dos exemplos práticos desta dificuldade.
Se você identificou alguma destas situações na realidade de sua empresa, está na hora de agir. O capital humano pode se desgastar, e é muito importante fazer algo antes que os prejuízos se tornem irreparáveis.
Se você ocupa um cargo de liderança na empresa, e há pouco investimento nas áreas de liderança, equipe e comunicação, está na hora de sugerir e de influenciar a Direção e as áreas de RH para que isto aconteça. Comece a prestar atenção nos seus comportamentos e no das pessoas ao seu redor. Como está a sua qualidade de vida, profissional e pessoal?
No mínimo há muitos livros que podem ajudá-lo a crescer e se desenvolver, pois assim com certeza seus papéis de liderança serão melhor desempenhados. Procure apoio profissional se você achar que não pode lidar sozinho com certas situações. Serviços de counseling ou até de apoio terapêutico são possibilidades a serem exploradas.
Se você tem cargo de direção de empresas ou é responsável pelo desenvolvimento de competências em sua empresa, tenha conta que esta área comportamental apresenta elevadas taxas de retorno dos investimentos. A experiência mostra que melhorar a liderança, a equipe e a comunicações é um caminho mais curto para o desenvolvimento da empresa, de seus negócios e das pessoas que partilham o mesmo caminho.

O Trabalho Em Equipe.

O Trabalho Em Equipe.

Equipes, equipes, equipes. De uma forma ou de outra, estamos sempre envolvidos em equipes. Na maior parte do tempo, pertencemos a um time no departamento, no setor ou na unidade de negócios. Pode-se notar que o trabalho em equipe faz parte do nosso dia-a-dia.
O trabalho em equipe pressupõe a existência de um equipe. E o que seria uma equipe? É um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.
Para que haja harmonia neste grupo, é necessário, que se tenham normas bem definidas; objetivos e metas comuns, e seja almejado o mesmo resultado. Não pode haver equipes sem objetivos e metas de performance. Afinal as equipes estão para melhorar a eficácia organizacional. Não se trata de uma novidade para aproximar pessoas e aprimorar o clima da empresa. Embora isto deva ocorrer, não é o seu objetivo principal. As equipes se alinham as grandes metas organizacionais, as macroestratégias e a visão das equipes. Mas cada uma deve construir sua própria visão, com valores e crenças que todos partilhem. Deve ter sua missão dentro de um escopo mais amplo, universal, de forma a não limitar suas ações e a criatividade necessária para inovar.
A corrente funcionalista explica muito bem a idéia de trabalhar em equipe. Para esta corrente, cada integrante (parte) possui uma função, é todos juntos fazem com que esse grupo (todo) funcione em harmonia. Fazendo uma analogia com o corpo humano, cada órgão tem a sua tarefa, mas se um órgão para de funcionar adequadamente, prejudicará a harmonia existente no corpo, ocorrendo um desequilíbrio em todo o sistema. Pode-se observar que para trabalhar em equipe ocorre a interdependência entre os integrantes, sendo importante a confiança e um bom relacionamento interpessoal.
” Sem competências individuais bem distribuídas, basta uma maçã estragada para arruinar o trabalho da equipe”.
Neste trabalho, é fundamental que todos os integrantes tenham ética, pois irá garantir comportamentos de respeito e solidariedade, atribuindo qualidade aos relacionamentos. Além disso, é preciso, que o grupo cultive a prática do diálogo como forma de propiciar a interação de pessoas de pensamentos diferentes, a aprendizagem coletiva, o crescimento individual e a circulação do conhecimento.
Vale ressaltar que a cooperação é um outro item de grande valor neste trabalho. A cooperação tem que substituir a competição interna. Conflito sim, pois provoca crescimento entre as pessoas diferentes, pela prática do melhor diálogo, mas confronto não porque estabelece pela discussão a derrota de um para que o outro saia vitorioso.
A solidariedade e a coesão também tem um grande valor no trabalho em equipe, pois quanto mais coeso, mais os integrantes se sentem fortemente ligados a ele, provavelmente não violarão suas regras. É importante ressaltar que a submissão não pode paralisar a criatividade e a inovação, limitando o desempenho da equipe.
Todo grupo é composto por diferentes indivíduos, sendo importante estar consciente das diversas maneiras como influenciamos e distorcemos as informações sobre o outro e o ambiente que nos cerca. Por isso é fundamental ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, facilitando a compreensão dos suas atitudes, dificuldades e desejos (empatia). A equipe será mais produtiva quanto mais inteligente for, quanto melhor tiver consciência de suas emoções e souber lidar com elas.
Qual é a importância em trabalhar em equipes? Em primeiro lugar, elas rompem a rigidez hierárquica das empresas baseadas em compartimentos, facilitando o processo de comunicação interna; as equipes reúnem conhecimentos de várias áreas, aproximando pessoas diferentes, proporcionando a todas crescimento; através do grupo, o conhecimento flui melhor, e para que haja um bom fluxo, o conhecimento tem que rolar para encontrar outro e produzir um terceiro (só assim há inovação); o trabalho em equipe proporciona o despertar do líder que há em cada pessoa, criando oportunidades de exercício da liderança; e por fim neste trabalho gera comprometimento, cooperação, aprendizagem e transformação.
Qual a diferença entre grupo de trabalho e trabalho em equipe? Bom, o primeiro possui um líder formalmente definido (autoritário), cada integrante representa o seu setor, defende o seu espaço e se manifesta em nome dele, nota-se um comportamento individualista; segue diretrizes e metas organizacionais; sempre visando os produtos de trabalhos individuais; realiza reuniões formais, buscando eficiência; avalia-se a partir dos resultados da organização e discute, decide e delega implementação. Os integrantes não tem a possibilidade de dialogar sobre o assunto e chegar numa conclusão comum nem mesmo dar opiniões ou realizar críticas.
Agora o trabalho em equipe existe uma liderança compartilhada (democrática); os indivíduos se integram à equipe e procuram agregar conhecimentos; há a imposição de suas próprias metas; visa o produto de trabalhos coletivos; estimula-se nas reuniões o diálogo, praticam-se dinâmicas para solução de problemas; tem avaliação direta de seus produtos e por último dialoga, decide e implementa ações em conjunto. Nota-se que, o mesmo proporciona o estímulo nos integrantes de otimizar os seus conhecimentos, visto que o crescimento e o desenvolvimento da equipe torna possível o aperfeiçoamento dos integrantes como também na própria organização.
Os críticos do trabalho em equipe afirmam que decidindo em grupo a responsabilidade é diluída, ninguém assume quando a coisa não dá certo. Isso não é verdade quando se trata de uma equipe autêntica. Ela é avaliada coletivamente pela empresa. Todos sentirão quando os resultados não forem satisfatórios e suas metas não cumpridas. O nível de contribuição individual será avaliado pela própria equipe.
Pode-se perceber que o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso profissional do indivíduo e para o crescimento da organização. Então para saber trabalhar em equipe é necessário, respeitar o próximo como ser humano; saber ouvir o colega; ter um espírito de cooperação; compartilhar idéias e respeitar a opinião do próximo. Uma equipe é como uma família, tendo que se manter unida com respeito, honestidade, confiança para que seja possível a realização de um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.

10 Principais Erros No Trabalho Em Equipe.

Os 10 principais erros no trabalho em equipe.

1- Fazer fofoca de colegas ausentes.
"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista".
2- Rejeitar o trabalho em equipe.
"Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso".
3- Deixar conflitos pendentes.
"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe".
4- Ficar de cara fechada.
"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos".
5- Deixar de cultivar relacionamentos.
"Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".
6- Não ouvir os colegas.
"É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil".
7- Não respeitar a diversidade.
"Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".
8- Apontar o erro do outro.
"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".
9- Ficar nervoso (a) com a equipe.
"Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional".
10- Ser antipático.
"A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe".

10 Dicas Para O Trabalho Em Equipe.

Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe.

Atualmente o trabalho em equipe é algo muito valorizado pelas empresas, porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que quando trabalhamos individualmente. Para termos esse bom resultado, devemos começar seguindo essas 10 regras básicas do trabalho equipe.

1. Ser Paciente.
Sejamos pacientes, nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que sejamos pacientes. Devemos procurar expor nossos pontos de vista com moderação, e procurar ouvir o que os outros têm a dizer. Respeitar sempre os outros, mesmo que não estejamos de acordo com as nossas opiniões.
2. Aceitar as idéias dos outros.
Muitas vezes é difícil aceitarmos idéias novas ou admitir que não temos razão, porém, é uma atitude digna e correta. Saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa é muito importante, até porque, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não criticar os colegas.
É normal que possa surgir conflitos entre os colegas do grupo, mas é fundamental não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. O correto é avaliarmos as idéias do colega, independentemente daquilo que achamos dele. Criticar as idéias, nunca a pessoa.
4. Saber dividir.
No trabalho em equipe, é importante a divisão de tarefas. Não devemos partir do princípio de que somos o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informações é fundamental.
5. Não deixar de Trabalhar.
Não é porque trabalhamos em equipe que devemos esquecer nossas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Ser participativo e solidário.
Procurar dar o nosso melhor e procurar ajudar os nossos colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não devemos nos sentir constrangido quando precisarmos de ajuda.
7. Dialogar.
Se nos sentirmos desconfortável com alguma situação ou função que nos tenha sido atribuída, é importante expor o problema ao grupo, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planejar.
Quando trabalhamos em conjunto, é natural que haja uma tendência de nos dispersarmos. Nesse momento, o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evitar “cair” no “pensamento de grupo”.
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e o grupo é muito unido e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar um grupo resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveitar o trabalho em equipe.
Devemos aproveitar ao máximo o trabalho em equipe. Ele acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de nossos colegas, e também de aprender com eles.

Líder e o Espírito de Equipe.

Nesse post apresentaremos um texto sobre o líder e o espírito de equipe.


O líder e o espírito de equipe.

Por Roberto A. Santos.

A unidade mínima da relação interpessoal - duas pessoas - já costuma ser fonte de muitos conflitos. A coisa se complica quando se trata de liderar um grupo maior. O líder tem, em seu papel de "coach", um de seus maiores desafios para gerar os resultados dele esperados. Certa vez, refletindo sobre os "mandamentos do espírito de equipe", cheguei a estes seis que tiveram importância fundamental em minha vida:
"Uma equipe é como um organismo vivo."... Um ser composto de partes interdependentes. Se uma delas estiver "doente", ou a interação entre elas estiver com problemas, o organismo como um todo, sofre.
A liderança tem como uma de suas missões mais importantes, desenvolver a empresa como uma equipe. Um grupo de pessoas alinhadas em torno de um objetivo e uma visão comum. Para ser capaz de realizar essa missão, o líder tem que se esforçar para que todos se sintam e ajam como órgãos interdependentes de um mesmo ser.
"O ser humano não é uma ilha".... A comunicação franca, o "feedback" autêntico, construtivo, na hora certa, são essenciais para a sobrevivência dos organismos e principalmente das equipes.
Infelizmente, não somos apenas aquilo que pensamos ou queremos ser, mas muitas vezes somos mais o que parecemos ser para os outros. Por isso, esclarecer sempre o que quisemos dizer e o que o outro entendeu é fundamental para o relacionamento da equipe. Falar o que pensamos de uma pessoa para ela e não dela para outros, é um mandamento, uma condição para não nos afogarmos pela falta de ética.
"Respeito é bom e nós gostamos."... Trate o outro como você gostaria de ser tratado. São tantas as maneiras de se dizer a mesma coisa -- por que é tão difícil praticá-la?
Respeito vem antes da cor, sexo, credo, classe social, escolaridade, título ou nível de cargo. O respeito que temos por escalões superiores de uma organização deve ser idêntico àquele dedicado ao colega do cargo mais simples. Tratar as pessoas diferentemente por estarem num escalão inferior é um pecado mortal para uma equipe.
"Todo mundo é inocente, até prova em contrário."...A rotulação precoce, o julgamento clandestino, a condenação sem provas e a sentença sem um veredicto são erros capitais do direito humano, no entanto, quantas vezes ignorado?
As pessoas são diferentes entre si, têm ritmos diferentes de um dia para o outro, têm prioridades e problemas distintos dos nossos, e nem ficamos sabendo ou procuramos entender -- pessoas diferentes -- rótulos injustos -- conclusões inadequadas, e já se tem uma equipe debilitada.
"Quando um não quer, dois não brigam"....Conflitos em equipes são inevitáveis, de nada adianta ignorá-los. O desafio é enfrentá-los abertamente, com respeito e profissionalismo, para que a equipe alcance seu melhor resultado.
A situação ideal é aquela em que os dois lados ganham. A vitória de um, às custas da derrota do outro, só pode interessar ao jogador individualista. A situação de Ganha-Ganha depende de que uma das partes dê o primeiro passo e proponha uma cooperação em que ambos ganhem um pouco e o coletivo, muito mais. O líder deve sempre reconhecer e celebrar uma realização individual, porém, antes dela, vem o espírito de equipe - deste, não se pode abrir mão.
"Corações, ouvidos, mentes e portas abertas".... Devemos estar sempre prontos para discutir com franqueza os conflitos e diferenças que temos, para não levar um caroço na garganta ou algo podre no estômago para casa.
Nenhuma empresa, chefe ou colega, tem o direito de fazer isso com outra pessoa. Os membros de uma equipe, inspirados pelo exemplo de seu líder, devem se dispor integralmente a dar e receber feedback -- os positivos e os negativos -- sempre com respeito e visando o crescimento da equipe. Esta é a chave para se manter o ambiente de trabalho como fonte de prazer e realização.